segunda-feira, março 21, 2011

A cara do Pai!!!

Essa semana nasceu a filha de um casal de amigões nossos Saulo e Paty, que por sinal são gaúchos Tb!! Rebeca é a cara do pai, mas, tem a beleza da mãe(rsrsr)!!  O que me inspirou a semana toda em meus devocionais!!
 Filhos legítimos têm características iguais ou muito semelhantes aos pais.  Filhos por adoção acabam adquirindo tais características também. Sei disso, por que em minha família a adoção é algo muito comum e posso afirmar que filhos adotivos também apresentam características iguais a de seus pais do coração.
Essas semelhanças se dão pelo convívio de anos junto da pessoa. O fato é que quanto mais andamos junto de alguém, mais parecidos com esse alguém nos tornamos. Eu mesma já vivi muitas situações desse tipo. Moro em Minas Gerais há apenas 3 anos, mas, o “mineirês” já faz parte e com força do meu vocabulário, isso por que eu ando com pessoas que também falam essa “língua”!! Acabei adquirindo hábitos e costumes pelo fato de conviver muito tempo com esse povo querido e abençoado! Claro que as raízes gaúchas ainda estão firmes e fortes, mas, não posso negar que andar junto dos mineirinhos me fez um pouquinho parecidinha com eles!! A gauchada que o diga né??
Minha meditação nesses últimos dias tem sido sobre a semelhança do Filho com o Pai. Jesus é a imagem do Deus invisível. Ele é parecido com o Pai. Os evangelhos nos apresentam um filho que reflete a imagem do Pai em todos os momentos. Portanto, para sermos como o Pai, basta sermos iguais a Jesus. E para sermos igual a Jesus, basta andarmos com Ele. Essa deve ser nossa constante busca, nosso alvo, nosso desejo: tornarmo-nos parecidos com Jesus. Penso que no fim das contas o que conta é se nossas atitudes refletem a imagem do Pai ou não. Acima de toda teologia, diplomas, títulos e cargos está a semelhança com Jesus. De nada vale tudo isso se não formos parecidos com Ele.
Comecei a ler Marcos e logo no Capitulo 1 já pude ver algumas características de Jesus que adquirimos quando nos tornamos parecidos com Ele:
1)      O inferno reconhece nossa paternidade: os demônios conheciam Jesus e sabiam quem Ele era. Eles mesmos declaravam que Jesus era o Filho de Deus e não podiam resistir a sua autoridade por conta disso. (24-34)
2)      Atraímos os enfermos: os doentes corriam desesperados ao encontro de Jesus. Quando menos esperamos as pessoas doentes(no corpo e na alma) começam a aparecer em nosso caminho, por que temos o Deus que pode curar.(32-33)
3)      O lugar secreto se torna mais importante que a exposição: Jesus orava em lugares desertos. Ele buscava o Pai. Quando nos tornamos parecidos com Jesus, o lugar de comunhão com Deus é mais importante do que as plataformas e holofotes. Nosso espírito sente necessidade por buscá-lo por que precisamos de Sua direção e orientação, pois entendemos que sem Ele nada podemos fazer.(35)
4)       O chamado e a missão se tornam um motivo pelo qual viver: Jesus sabia de sua missão na terra. Ele poderia  querer ficar no lugar onde o povo o procurava, onde Ele sabia que as pessoas estavam querendo ouvi-lo. Onde Ele estava dando “ibope”, mas, Ele sabia a que veio, sabia que deveria pregar em muitos outros lugares. Nada o tirou desse foco. Ele deu sua vida para cumprir seu chamado. (38)
5)      Glorificamos a Deus em todas as coisas: Jesus, embora sendo Deus, jamais quis a glória que era do Pai. Em muitas vezes Ele curava e libertava sob a ordem de que nada fosse dito a Seu respeito. Jesus não queria popularidade, Ele queria que o Pai fosse glorificado através de Sua vida. Á medida que nos tornamos parecidos com Jesus vamos entendendo que somos apenas um canal pelo qual Ele faz todas as coisas e toda a Glória passa a ser atribuída somente a Ele.
Quantas coisas legais podemos aprender com Jesus!! Nada de novo!! São simples e velhos ensinamentos que aprendemos lá na EBD... e que lutamos a vida toda para conseguir segui-los!!

Que nosso desejo seja que as pessoas á nossa volta olhem para nós e digam: “Olha que gracinha! É a cara do Pai!”
Deus abençoe!!
Ari!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário